Qualquer coisa

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009 |

Não gosto de não escrever. Portanto, vou escrever mesmo sem ter o que escrever. Estranho? Talvez, mas eu nem ligo :) Considero isso aqui um lugar só meu, como um refúgio. Não tenho pretensão nenhuma, nem quero agradar ninguém. Só quero falar. Gosto de escrever, fato. Me preocupo com a gramática. Estou super agoniada com essa tal Reforma Ortográfica, que vai deixar tudo confuso por um tempo. Ainda bem que temos dois anos para nos adaptar. Mesmo assim, quero tentar começar a escrever do novo jeito "correto" desde já. Acho que quanto antes começarmos, melhor. De qualquer forma, tenho um monte de dúvidas. Imagino que todo mundo esteja com dúvidas, não é?

Por outro lado, esse Acordo vai servir pra aproximar os países que falam Português, então imagino que seja uma coisa boa. O saco é que a gente vai ter que reaprender a escrever tudo de novo. Bom vai ser pra quem tá aprendendo agora, como a minha irmãzinha. Ela vai pro Primeiro Ano agora, ser alfabetizada formalmente. Pelo menos ela já vai conhecer as palavras com a nova gramática. Sortuda ela! Outra coisa confusa é esse novo Ensino Fundamental de 9 anos. Muita gente ficou perdida no começo, sem entender direito do que se tratava. Afinal, se as pessoas explicassem direito, não teria toda essa confusão. Outra sorte da minha irmã, que não vai nem sentir a diferença. Pra ela vai ser tudo como sempre foi.

Nessas horas, me sinto velha. Não velha, de acabada ou coisa assim. Mas mais velha. Outro dia essa garota era uma nenenzinha, que eu peguei no colo, troquei fralda. Agora já tá enorme, falando tudo direitinho e vai pro 1o ano! Aprender a ler, escrever, fazer conta. Fala sério. É impressionante como o tempo passa rápido. Em compensação, eu vou fazer o 3o ano. Último ano, que parece ter todo aquele glamour de ser a turma mais velha da escola. Na minha opinião, não tem nada além do pânico de ser o último ano e o medo de tanta responsabilidade. É ralar até o fim pra passar no vestibular, pra entrar na UnB e fazer o curso que você mais quer (pelo menos é o que você acha, já que você não tem nem 17 anos e tem que decidir seu futuro). O fato é que toda essa pressão NÃO se abranda depois que passa o 3o ano. Pelo contrário, ela só se intensifica. Se concentra. Pressão concentrada, já imaginou? Eu não quero nem imaginar.

O consolo é que depois (bem depois), passa. É claro que vou fazer a faculdade, trabalhar, sair de casa, morar sozinha (ou com uma amiga, porque ninguém é de ferro) e tomar as rédeas da minha vida. Mas tudo isso faz parte de um conceito muito assustador chamado futuro. Que, cada vez mais perto, vem bater à nossa porta. Sempre pensei que ele viria com algum aviso, que alguma coisa muito grande ia acontecer antes de ele chegar. Pois é, nada disso acontece. Ele simplesmente chega. Um dia chega. Na verdade, chega de mansinho, aos poucos. Quando a gente vê, já mudou tudo. E você tem que mudar (se ainda não mudou) o que você é.

Parece fácil? Sim, se você foi lentamente preparado pra tudo isso. Se não, não vai ser nada fácil colega. Agora se não foi, se você sempre teve tudo o que quis de mão beijada, nunca teve que batalhar pra nada; se você nunca teve que merecer pra conseguir, ou nunca aprendeu a ter responsabilidade... a vida que se segue pode ser bem mais perigosa do que você pensa.

Mas, deixando de dramatismos, no fundo eu não acho que a vida vai ser tão difícil assim não. Acho até que vai ser tranquila (será?!) e que depois que passar, vamos rir de tudo isso. Mas não consigo deixar de sentir medo do terceirão. Me apavora muito pensar que a moleza do EM vai acabar! *desespero* Enfim. Inspira. Expira. Calma, vai passar. E no fim, vai dar tudo certo!

0 comentários: